Leitura

Ler é juntar à própria alma, a essência de outras almas.

Marisa Cajado – Pedagoga, Poetisa e Musicista brasileira

Interpretação de textos: eis aí uma habilidade que nos é exigida em toda nossa trajetória como estudantes e, posteriormente, como profissionais. Ela não é um mero conhecimento que se utiliza numa determinada ocasião (uma prova de vestibular, por exemplo) e depois se descarta como inútil. É algo duradouro, progressivo, solidifica-se com o uso, e é imprescindível para que se tenha um bom desempenho na universidade e no exercício da profissão.

Considerada a complexidade da leitura, e o sem-número de elementos que interferem em sua realização, não se pode estabelecer uma lista fechada de itens que funcionem como um “programa” de leitura eficaz, mas é possível lembrar alguns procedimentos que podem ajudá-lo a se comportar criticamente diante da escrita:

  • ·procure identificar que tipo de texto você está lendo;
  • ·verifique a ocorrência de variação lingüística e analise-a;
  • ·julgue a adequação do texto à situação em que ele foi empregado;
  • ·identifique as relações entre as partes do texto, que denunciam sua estrutura;
  • ·identifique as estratégias lingüísticas utilizadas pelo autor;
  • ·relacione o texto à cultura da época em que ele foi produzido, comparando-a com a da atualidade;
  • ·identifique termos cujo aparecimento freqüente denuncia um determinado enfoque ao assunto;
  • ·identifique expressões que o remetem a outro texto;
  • ·localize trechos que refletem a opinião do autor;
  • ·identifique traços que permitem relacionar o autor a certos grupos sociais e profissionais ou a correntes ideológicas conhecidas;
  • ·procure evidências que permitem extrair conclusões não explicitadas no texto;
  • ·relacione textos apresentados, confrontando suas características e propriedades.
  • ·posicione-se diante do texto lido, dando sua própria opinião.

Fonte: Professor: Cid Ottoni Bylaardt

www.vestibular1.com.br. Acessado em 9 de agosto de 2008

Dicas e Indicações de Livros

3096980

DOM QUIXOTE DE LA MANCHA

O livro traz a história de um ingênuo senhor rural cujo passatempo favorito era a leitura de livros de cavalaria. Na sua obsessão, acreditava literalmente nas aventuras escritas e decide tornar-se um cavaleiro andante. Suas viagens sucedem-se sob a alucinação de que estava vivendo na era da cavalaria; pessoas que encontrava nas estradas pareciam-lhe como cavaleiros em armas, damas em apuros, gigantes e monstros; até moinhos de vento na sua imaginação eram seres vivos. Combatendo as injustiças, o personagem enfrenta situações penosas e ridículas, mantendo, porém, uma figura nobre e patética.

O PERFUME (PATRICK SÜSKIND)

Em Paris, no ano de 1738, nasceu Jean Baptiste Grenouille. Filho de uma feirante, ele veio ao mundo em uma barraca de peixe na cidade mais suja e mal cheirosa do mundo ocidental no século XVII. Após a morte de sua mãe, sobrevive a doenças e pestes em diversos lares miseráveis. Contra todos os prognósticos, Grenouille acaba desenvolvendo duas características que mudariam sua vida – ao mesmo tempo em que não tinha nenhum cheiro, ele era dotado de um olfato apuradíssimo. Este último talento permite que deixe para trás a pobreza para brilhar na indústria da perfumaria. Mas Grenouille, um personagem amoral, não ambiciona a fama ou a fortuna que sua habilidade poderia lhe proporcionar, mas um poder maior sobre as pessoas, baseado na sedução dos odores sobre a alma humana. Assim, Grenouille dedica-se obsessivamente, e sem recuar diante do crime, à preparação de um perfume irresistível, que permitisse conquistar e dominar qualquer ser humano.

O MENINO DE PIJAMA LISTRADO (JOHN BOYNE)

Bruno, de oito anos de idade, é o filho protegido de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a deixar sua confortável casa em Berlim para seguir para uma área desolada onde o menino solitário não tem o que fazer e nem com quem brincar. Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância. Lá ele encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado. O encontro de Bruno com o menino do pijama listrado o leva da inocência a uma profunda reflexão sobre o mundo adulto ao seu redor conforme seus encontros com Shmuel se transformam em uma amizade com conseqüências devastadoras.

A MADONA DE CEDRO (ANTÕNIO CALADO)

Fininho recebe a visita de Adriano, um antigo amigo, que mora no Rio de Janeiro, trabalhando para o Dr. Vilanova, um homem muito rico. O recém-chegado diz, que seu patrão pode oferecer um bom dinheiro ao Fininho, se este o servir bem. Acaba convidando seu amigo para conhecer o Rio em seu primeiro contato com o mar, quase morre afogado, mas é salvo por Marta, bela jovem, que o deixa fortemente atraído é correspondido e decidem se casar. Mas o casamento é adiado por problemas financeiros. Adriano em nome do patrão, oferece a Fininho uma grande quantia, para que ele roube uma imagem sacra.

O ladrão de raios ( Rick Riordan)

“Estamos no século 21, mas os deuses do Monte Olimpo e vários monstros saíram das páginas dos textos de Mitologia Grega do estudante colegial Percy Jackson para aparecerem direto em sua vida. E eles não estão contentes: o raio mestre de Zeus foi roubado e Percy é o principal suspeito. Ainda mais problemático, é o desaparecimento súbito da mãe de Percy. Enquanto o garoto se adapta a seu recém descoberto status de semi-deus (seu pai é Poseidon), ele se descobre em meio a uma batalha entre os grandiosos habitantes do Monte Olimpo. Ele e seus amigos embarcam em uma aventura através do país para encontrar o verdadeiro ladrão de raios, salvar a mãe de Percy e desvendar um mistério mais poderoso que os próprios deuses.” Fonte: http://olympiansuniverse.blogspot.com.br/2009/11/sinopse-oficial-de-o-ladrao-de-raios.html

downloadO diário de Anne Frank

Publicado originalmente em 1947, “O Diário de Anne Frank” já foi lido por milhões de pessoas em todo o mundo. Esta edição, porém, traz pela primeira vez a íntegra dos escritos de Anne, com todos os trechos e anotações que o pai da menina cortou para lançar a versão conhecida do livro. É comovente descobrir que, no contexto tenebroso do nazismo e da guerra, ela viveu problemas e conflitos de uma adolescente de qualquer tempo e lugar. Neste volume, o leitor acompanha o desabrochar da sexualidade de Anne, surpreende-se com a relação conflituosa que a jovem tinha com a mãe e se emociona com sua admiração sem reservas pelo pai. Anne registrou admiravelmente a catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial. Seus diário está sempre entre os documentos mais duradouros produzidos neste século, mas é também uma narrativa terna e incomparável, que revela a força indestrutível do espírito humano.

Anúncios

Um comentário sobre “Leitura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s